LabClínicas

NOTÍCIAS - Suplemento alimentar: Uso inadequado pode provocar ganho de gordura e pedra no rim - Por Gisele Silva

Na maioria das vezes, o consumo de suplemento alimentar está atrelada à malhação com objetivo de chegar ao tão sonhado corpo sarado no menor tempo possível. Atualmente, esses produtos não necessitam de prescrição médica e são vendidos livremente em lojas especializadas, mas sua administração não é tão simples quanto parece, alertam especialistas. Utilizados de maneira incorreta e sem acompanhamento médico, esses produtos podem provocar sobrecarga nos rins e até mesmo o ganho de gordura.

De acordo com o nutrólogo Abib Maldaun, a ingestão existem dois tipos de suplementos, os lipossolúveis e os hidrossolúveis. Os dois tipos agem de forma diferente no organismo.

Os compostos alimentares hidrossolúveis são filtrados pelos rins e o consumo exagerado provoca sobrecarga no rim, o que pode ocasionar a formação de cálculos renais (pedras nos rins).

Segundo Maldaun, as informações presentes nos rótulos dos produtos não são suficientes para o consumidor escolher o suplemento na sua dieta.

O grande problema é a falta de informações nos rótulos. O excesso de consumo de uma vitamina pode exigir o consumo de outra, mas isso não está presente nas informações disponibilizadas pelos fabricantes.

Além disso, a nutricionista Kathleen Cossela alerta que o uso inadequado também poderá acelerar o ganho de gordura.

Quando ingerimos suplementos que contém substâncias já presentes no nosso organismo, o corpo vê aquele material como um excesso e, por isso, armazena e a pessoa aumenta seu peso.

Tipos de suplementos

A nutricionista Angela Martins explica que os suplementos alimentares são divididos em várias categorias: Os hipercalóricos (têm como objetivo o ganho de peso), proteicos (ajudam no ganho de massa muscular), antioxidantes (retardam o envelhecimento) e os “pré-hormonais” (que estimulam a produção natural de hormônios).

Os suplementos não substituem a alimentação, diferente disso eles servem como um complemento da dieta e devem ser ingeridos sempre com orientação profissional.


Fonte:http://noticias.r7.com/saude/suplemento-alimentar-uso-inadequado-pode-provocar-ganho-de-gordura-e-pedra-no-rim-07042014