LabClínicas

NOTÍCIAS - Sem produtos químicos, alimentos orgânicos ajudam também no emagrecimento - por Ana Beatriz de Melo A. Del Tio

Já ouviu falar sobre os orgânicos, mas não sabe quais as características desses alimentos? Cada vez mais consumidos pelos que buscam qualidade de vida, eles são totalmente isentos de química, o que os torna muito mais nutritivos e faz um bem danado para o corpo, ajudando inclusive a emagrecer.

“Os orgânicos são alimentos e outros produtos vegetais que não contém produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem organismos geneticamente modificados. Geralmente aderem aos princípios de agricultura sustentável”, explica o nutricionista Fábio Bicalho, que conta ainda que alimentos de origem animal também podem ser orgânicos. “Na produção de carnes e ovos os animais podem ser criados sem aplicação de antibióticos, hormônios ou anabolizantes”.

Em geral, os orgânicos são mais apetitosos e nutritivos. “Os seus proponentes acreditam que em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais e em geral podem ser mais saborosos. Como qualquer alimento, se comer em grande quantidade pode engordar. Mas certamente se comer de forma adequada pode favorecer a regulação do peso por melhor aporte de nutrientes e funcionamento do metabolismo”, conta o especialista.

Para saber se um alimento é orgânico, verifique a origem e o selo de certificação emitido pelo ministério da agricultura, que deve estar presente no produto. Mas, atenção com o consumo. Mesmo sem produtos químicos, é preciso higienizar muito bem esses alimentos, assim como os demais. “Nada é isento de contaminação de bactérias temos que ficar alertas para a higienização e desinfecção”, orienta Bicalho.