LabClínicas

NOTÍCIAS - Resistência a antibióticos é o maior desafio contra doenças infecciosas, afirma OMS - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira que dos 133 países que responderam uma pesquisa sobre ações contra a resistência antimicrobiana, apenas 34 declararam ter planos nacionais para evitar que vírus e bactérias resistam a medicamentos.

Ele acrescenta, ainda, que todos os tipos de vírus e parasitas estão se tornando resistentes aos medicamentos - algo que ocorre em todas as partes do mundo. Assim, segundo Fukuda, os países precisam fazer sua parte para combater essa “ameaça global”.A OMS destaca que existem “enormes brechas nas ações necessárias para prevenir o mal uso dos antibióticos e reduzir a resistência”. De acordo com o diretor-assistente da agência para Segurança de Saúde, Keiji Fukuda, “este é o maior desafio das doenças infecciosas atualmente”.

A pesquisa da OMS é a primeira a compilar a resposta dos governos à resistência a medicamentos usados para tratar infecções do sangue, pneumonia, tuberculose, malária e HIV.

Ter um plano nacional, aumentar a vigilância e a capacidade dos laboratórios e garantir acesso a medicamentos essenciais são algumas ações listadas pela organização que devem ser implementadas pelos governos .



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/resistencia-antibioticos-o-maior-desafio-contra-doencas-infecciosas-afirma-oms-16011324#ixzz3ZHF7u7iV 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.