LabClínicas

NOTÍCIAS - Remédio para asma pode atrapalhar crescimento de crianças, sugere estudo - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Estudo liderado por cientistas finlandeses sugere que remédios para asma ministrados para crianças com menos de 2 anos podem atrapalhar o crescimento dos pequenos. Um relatório preliminar da pesquisa, desenvolvida com a observação de 12 mil meninas e meninos do país, indicou que corticoides inalados podem prejudicar o desenvolvimento, uma vez que eles mostraram sinais de crescimento atrofiado.




Os resultados foram apresentados na Sociedade Europeia para a conferência de Endocrinologia Pediátrica, informou a BBC. De acordo com os especialistas, os resultados indicam que deve haver mais cuidado no uso dessas substâncias por crianças na primeira infância.

O pesquisador da Universidade da Finlândia Oriental Antti Saari afirmou que a pesquisa levou em consideração informações como a altura dos pais para calcular o crescimento esperado das crianças. De acordo com suas estimativas, os danos poderiam levar a uma diminuição de até três centímetros de altura na vida adulta.

- É importante que os médicos pensem duas vezes se esses esteroides são necessários ou não neste grupo etário - disse.

Os corticoides são comumente encontrados em inaladores. Usados no tratamento de adultos e crianças com asma, as substâncias fazem com que algumas pessoas apresentem efeitos colaterais.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/remedio-para-asma-pode-atrapalhar-crescimento-de-criancas-sugere-estudo-17683599#ixzz3ntyWhasB 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.