LabClínicas

NOTÍCIAS - Nova substância química estimula sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

O quanto você come até sentir que está “satisfeito”? Enquanto uns ingerem alimentos moderadamente, outros precisam devorar pratos até experimentar a sensação de saciedade. Mas agora todos poderão atingir o mesmo grau com uma nova substância química produzida por pesquisadores britânicos, que ajudará no emagrecimento.

O composto controla os níveis de propionato, hormônio que provoca o sentimento de saciedade e é liberado quando fibras são quebradas no intestino. O estudo da equipe Imperial College London e da Universidade de Glasgow, publicado na revista "Gut", defendeu que a substância química seja consumida regularmente para ter o efeito desejado.

A parte mais complicada da pesquisa foi encontrar uma maneira de levar o proprionato para o cólon, onde ocorre sua liberação e o consequente controle do apetite. Adicionar a substância por conta própria nos alimentos não funcionaria porque o produto seria absorvido pelo intestino muito cedo, mas os cientistas encontraram uma forma de vinculá-lo a um carboidrato natural encontrado em plantas, chamado inulina. Uma vez ligado a ele, o propionato pode fazer com segurança o seu caminho através do sistema digestivo antes de ser libertado da inulina por bactérias no cólon.

Nos testes iniciais, 20 voluntários receberam doses de inulina e do novo ingrediente, conhecido como IPE. Depois, todos foram liberados a comer o quanto quisessem em um buffet. Aqueles que tinham ingerido IPE comeram cerca de 14% menos comida.

Na segunda parte do estudo, 49 voluntários acima do peso receberam IPE ou inulina na forma de pó e adicionaram 10g (cerca de uma colher) para suas refeições diárias. Após 24 semanas, seis dos 24 voluntários que receberam inulina tinham ganhado mais de 3% do seu peso corporal, enquanto apenas um dos 25 que receberam IPE conseguiram tal feito.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/nova-substancia-quimica-estimula-sensacao-de-saciedade-ajuda-no-emagrecimento-14801351#ixzz3LgCSD0Ss 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.