LabClínicas

NOTÍCIAS - Não lembra de alguém? Culpe a genética - por Ana Beatriz de Melo A. Del Tio

A genética tem um papel importante na capacidade de nos lembrarmos do rosto de outros indivíduos, aponta um novo estudo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas). A descoberta sugere que o receptor da oxitocina, um gene conhecido por agir no vínculo de mãe e filho e de casais em espécies monogâmicas, é o que influencia a habilidade de decorar as feições de outras pessoas.
Segundo Larry Young, autor do estudo e professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Emory, nos EUA, este é o primeiro estudo a demonstrar que a variação desse gene influencia a capacidade de reconhecimento do rosto. Isto, segundo ele, poderia explicar por que poucas pessoas lembram de quase todos aqueles que eles conheceram, enquanto outras têm dificuldade de reconhecer membros da própria família.

A pesquisa poderá ter implicações em transtornos em que o processamento de informações sociais é interrompido, incluindo o espectro autista. Além disso, pode levar a novas estratégias para melhorar a cognição em vários distúrbios psiquiátricos.

A equipe descobriu que o receptor da oxitocina é essencial para o reconhecimento olfativo de roedores. Foi quando se perguntou se o mesmo poderia também ocorrer em humanos. Eles examinaram a influência de diferenças sutis na estrutura do gene receptor da oxitocina e a capacidade de memorização de rostos de pais, irmãos não autistas e crianças autistas. Descobriram que uma única mudança no DNA tinha um grande impacto na habilidade de toda a família.

O estudo tem também um aspecto evolutivo. Roedores usam o odor para seu reconhecimento social, enquanto que homens usam a visão. Isto sugere uma preservação histórica da arquitetura genética envolvida no processamento de informações sociais que transcendem modalidades sensoriais usadas por homens e camundongos.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/nao-lembra-de-alguem-culpe-genetica-11144447#ixzz2ofmrHJyw 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.