LabClínicas

NOTÍCIAS - Homens com cintura larga têm mais risco de câncer de próstata Segundo estudo britânico, probabilidade da doença aumenta em até 14% - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Homens com cinturas mais largas podem ter risco maior de desenvolver uma forma agressiva de câncer de próstata. De acordo com uma pesquisa com 140 mil indivíduos do sexo masculino na Europa, aqueles com cinturas de 94cm de circunferência têm 13% mais chances de apresentar a doença em comparação com homens com cintura de 84cm.




O estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foi apresentado durante a Conferência da Obesidade na Eurpoa, em Gothenburg, na Suécia. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens.

A pesquisa se debruçou sobre a ligação entre medidas do corpo de pessoas na casa dos 50 anos e o risco de desenvolver a doença ao longo de 14 anos. Durante esse período, houve cerca de 7 mil casos de câncer na próstata entre os indivíduos pesquisados, sendo que 934 deles foram fatais.

Analisando os dados, chegou-se à conclusão de que homens com maior índice de massa corporal (IMC) e cintura mais larga têm mais probabilidade de contrair essa doença. Eles também apresentaram, na pesquisa, um risco mais alto de morrer por conta do câncer de próstata.

Segundo os responsáveis pelo estudo, as informações reforçam a necessidade de alimentação saudável e realização de exercícios regulares. Pesquisas anteriores mostram que maus hábitos, como dieta industrializada e sedentarismo, estão entre as principais causas de surgimento de câncer.



© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.