LabClínicas

NOTÍCIAS - Ficar de pé melhora saúde do coração, diz estudo - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Passar mais tempo em pé, em vez de sentado, pode melhorar os níveis do açúcar, gordura e colesterol no sangue, de acordo com um novo estudo publicado nesta sexta-feira no “European Heart Journal”.

Pesquisadores da Austrália deram monitores de atividade a 782 homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos. Os equipamentos podiam determinar quanto tempo cada participante passava dormindo, sentado ou deitado, além de caminhando e correndo. Foram analisadas amostras de sangue, altura, peso e circunferência da cintura. Os pesquisadores então estimaram o impacto na saúde de se substituir o período sentado para o em pé ou andando.

— O tempo em pé em comparação com o sentado foi significativamente associado com menores níveis de açúcar e gordura no sangue — afirmou Genevieve Healy, pesquisador da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland, na Austrália. — Além disso, substituir o tempo sentado pelo de uma caminhada também foi associada com uma redução na cintura e no índice de massa corporal (IMC).

Duas horas a mais por dia passadas em pé em vez de sentada reduz em 2% os níveis de açúcar no sangue e em 11% o de triglicerídeos (gordura). Já o resultado de se passar duas horas por dia caminhando em vez de sentado reduziu em 11% o índice de massa corpora e em 7,5 cm, em média, a circunferência da cintura. Além disso, os níveis de açúcar no sangue caíram 11% e os níveis de triglicerídios, em 14% por cada duas horas gastadas caminhando em vez de sentado.

— Estas descobertas trazem importantes evidências de que estratégias para aumentar a quantidade de tempo em pé ou caminhando em vez de sentado pode trazer benefícios para o coração e o metabolismo de muitas pessoas — afirmou Healy, que aconselha. — Levante-se para melhorar a saúde do coração.

O pesquisador lembra que isto tem importantes aplicações de saúde pública, uma vez que permanecer sentado por muitas horas é um comportamento bastante comum em ambientes de trabalho.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/ficar-de-pe-melhora-saude-do-coracao-diz-estudo-17023247#ixzz3hTt30Ewx 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/ficar-de-pe-melhora-saude-do-coracao-diz-estudo-17023247#ixzz3hTsvUC63 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.