LabClínicas

NOTÍCIAS - Cuide da saúde dos seus olhos - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Conheça algumas ações que podem ajudar a manter a visão saudável ao longo dos anos.


Sem os olhos não seria possível perceber toda a gama de cores, formas, paisagens e expressões humanas com riqueza de detalhes. Porém, conforme envelhecemos aumentam os riscos de desenvolver doenças e condições oculares relacionadas à idade, que podem comprometer a integridade da visão. Além disso, alguns problemas de saúde que parecem não ter relação com os olhos podem afetá-los, como por exemplo a retinopatia diabética, uma complicação do diabetes. Por isso, é importante em uma consulta com o oftalmologista relatar o seu histórico de problemas de saúde e também de seus familiares.

Ao longo da vida é possível adotar hábitos que podem ajudar a manter os olhos saudáveis. Entre eles está o cuidado com a iluminação - ao ler livros, revistas ou similares, é importante ter uma luz de fundo e outra mais forte no local de leitura. Outra questão envolve a automedicação, embora pareça inofensivo, o colírio é um medicamento para os olhos e, como tal, não deve ser usado sem orientação do oftalmologista, pois existem colírios específicos para cada situação. Abaixo listamos alguns outros cuidados que podem interferir diretamente na saúde dos olhos:
 
Óculos de sol 
Mais do que um artigo de moda, a função mais importante dos óculos de sol é proteger os olhos dos raios ultravioletas. É aconselhável adquirir modelos em uma ótica e optar por lentes escuras com proteção UVA e UVB. A exposição intensa dos olhos ao sol está associada ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular relacionada à idade.
 
Alimentação 
Prezar por uma dieta saudável e equilibrada é importante para o bem-estar e saúde geral do corpo. O consumo de vegetais de folhas principalmente escuras, como espinafre e couve, alimentos de cor amarelada ou alaranjada, como a cenoura e o mamão, são boas escolhas alimentares para a saúde da visão. No caso do diabético, é preciso fazer um controle dos níveis de açúcar sanguíneo, além também de controlar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, para evitar a retinopatia diabética.
 
Mãos x lentes de contato 
Nunca se deve tocar as lentes de contato sem lavar as mãos antes, mas é preciso ter certeza de que não ficaram resíduos de sabonete ou hidratante, pois essas substâncias podem causar irritações nos olhos. Tão importante quanto lavar as mãos é secá-las bem antes de manusear as lentes, já que elas podem absorver a água e dificultar o procedimento. As lentes precisam ser higienizadas com solução apropriada antes de colocá-las nos olhos e depois de tirá-las. Nunca se deve usar saliva ou água para higienizá-las.
 
Descanso aos olhos
Ao perceber os olhos secos ou cansados, recomenda-se piscar repetidamente e fechar os olhos por alguns segundos. Vale também praticar o seguinte hábito: a cada vinte minutos de contato direto com o computador ou eletrônicos semelhantes, procure olhar para longe por vinte segundos para descansar os olhos do esforço contínuo.
 

Fonte: National Institutes of Senior Health / Hospital Israelita Albert Einstein