LabClínicas

NOTÍCIAS - Coceira no ouvido: veja as causas e o que fazer para diminuir o desconforto O uso de objetos como cotonetes aumenta a incidência da coceira no ouvido e pode causar outros problemas auditivos - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

Não há nada mais irritante do que uma coceira no ouvido que não passa nunca. Embora isso seja muito comum, qual será o motivo para isso acontecer? A causa mais comum de coceira no ouvido está relacionada a um problema da pele do canal auditivo, mais comum em quem possui pele seca, e que pode ser agravado se a pessoa tiver quadros alérgicos em outros locais do corpo, como rinite e dermatite de origem alérgica.

Outra causa frequente da coceira no ouvido é a otite externa, uma infecção do canal auditivo causada por bactérias ou fungos. A otite externa em geral se inicia com um incômodo e coceira no ouvido, e progride para dor, inflamação e saída de secreção amarelada e com mau cheiro (purulenta).

Além disso, o uso de aparelho auditivo, em especial o que fica dentro do canal auditivo (chamado modelo intracanal), e outros objetos para limpar os ouvidos, como cotonetes, retiram a cera, que é uma camada oleosa de proteção da pele, deixando-a mais seca e também causando coceira.

A causa mais rara para coceira no ouvido é a psoríase, uma doença autoimune que causa placas de pele ressecadas e com descamação em alguns pontos do corpo, podendo se localizar também na parte externa e dentro do canal do ouvido.

Complicações causadas pela coceira no ouvido

A coceira no ouvido pode estar muito relacionada com quadros alérgicos, por isso é comum também a pessoa sentir coceira na garganta e em outros locais, como na pele e no nariz.

Coçar o ouvido com o uso de objetos pode remover a camada de cerume que protege o ouvido das infecções. Com isso, o ouvido fica sujeito à infecção por bactérias, e se a infecção persistir, também fungos podem estar presentes.

O ato de usar objetos também pode empurrar a cera que estava mais externa no canal do ouvido para dentro, causando seu entupimento, o que leva a pessoa a sentir um desconforto ou mesmo dor no ouvido e queda da audição.

O que fazer quando a coceira surge?

Quando sentir coceira, recomenda-se evitar qualquer tipo de objeto ou líquido dentro do ouvido. Apenas medidas como a limpeza com uma toalha na parte mais externa do ouvido são seguras. Se a pessoa tiver quadros alérgicos, pode fazer uso de antialérgicospara alívio da crise.

Quando a coceira persiste ou é associada a coceira em outras partes do corpo, é importante a avaliação do otorrinolaringologista. Quando a coceira vem associada de dor e saída de secreção, recomenda-se uma consulta de forma mais rápida, pois pode se tratar de um quadro de infecção.

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/33550-coceira-no-ouvido-veja-as-causas-e-o-que-fazer-para-diminuir-o-desconforto