LabClínicas

NOTÍCIAS - Cientistas descobrem como células passam a promover câncer de ovário - por Ana Beatriz de Melo A. Del Tio

A descoberta de mudanças moleculares que convertem células inofensivas no entorno do câncer de ovário em células que promovem o crescimento do tumor e geram metástase criam novas esperanças de tratamento para a doença. Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, acreditam que a novidade pode levar a novos focos nas pesquisas para a cura do problema.

A análise inicial era de que as células associadas a câncer de ovário nos pacientes da doença possuíam padrões alterados de expressão das moléculas microRNAs (reguladoras das funções das células) em comparação com os fibroblastos normais. Com o fato como base, conseguiram mostrar que a conversão das moléculas em células consideradas normais não só as tornam associadas a câncer, como aprimoram o crescimento de células tumorais. Por outro lado, a reversão das expressões diminuiu as características relacionadas à doença.

— Necessita-se desesperadamente de novas abordagens para o tratamento de câncer de ovário — declarou Ernst Lengyel, um dos autores do estudo. — Não há nenhuma nova há bastante tempo e não temos visto grandes avanços na sobrevida de pacientes ao longo dos anos. Nosso estudo sugere que é possível modificar a expressão de microRNA para benefícios terapêuticos.



L