LabClínicas

NOTÍCIAS - Câncer de pulmão é a principal causa de morte pela doença em mulheres de países desenvolvidos - por Ana Beatriz de Melo A Del Tio

A nova análise conduzida por pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer, em colaboração com a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês) mostrou que o câncer de pulmão superou o de mama como a principal causa de morte pela doença em mulheres em países desenvolvidos. Os autores do relatório dizem que a mudança reflete a epidemia do tabagismo nas mulheres, que ocorreu mais tarde do que nos homens. O câncer de pulmão tem sido a principal causa de morte por câncer em homens nos países desenvolvidos há várias décadas. É também a principal causa de morte por câncer em homens nos países em desenvolvimento, onde o câncer de mama continua a ser a principal causa de morte pela enfermidade em mulheres.

A descoberta foi relatada em Estatísticas Globais de Câncer, publicada na “CA: A Cancer Journal for Clinicians”, lançada no Dia Mundial do Câncer, que é lembrado nesta quarta-feira. Os relatórios se baseiam nas estimativas globais de incidência de câncer e mortalidade produzida pela IARC para 2012.

A doença agora constitui um enorme peso para a sociedade tanto em países mais desenvolvidos como nos menos, e sua ocorrência está aumentando por causa do crescimento e envelhecimento da população, bem como um aumento da prevalência de fatores de risco associados com o crescimento econômico e urbanização, tais como o tabagismo, o excesso de peso, sedentarismo e mudança de padrões reprodutivos.

Estima-se que 14,1 milhões de novos casos de câncer e 8,2 milhões de mortes por câncer ocorreram em 2012 em todo o mundo. Nos países menos desenvolvidos, o câncer de pulmão e o câncer de mama são os mais frequentemente diagnosticados e as principais causas de morte pela doença em homens e mulheres, respectivamente. Em países mais desenvolvidos, o câncer de próstata e o câncer de mama é que são os mais frequentemente diagnosticados entre homens e mulheres, respectivamente, e o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em homens e mulheres. O câncer colorretal se tornou uma causa frequente de morte por câncer não só nos países desenvolvidos, mas também nos países em desenvolvimento.

Os pesquisadores apontam que mama, pulmão e colorretal estão aumentando em muitos países em transição econômica com uma já desproporcional elevada taxa de câncer relacionados com a infecção, incluindo cânceres de fígado, estômago e colo do útero.

“Uma proporção substancial da taxa mundial de câncer pode ser evitada através da aplicação de conhecimentos de controle do câncer existente, incluindo o controle do tabagismo, da vacinação (para o câncer de fígado e o câncer cervical), da detecção precoce, bem como da promoção da atividade física e de hábitos alimentares saudáveis”, escrevem os pesquisadores. Eles acrescentam que o sofrimento pode ser ainda mais aliviado pela aplicação de tratamentos adequados e cuidados paliativos. Além disso, mais pesquisas são necessárias para identificar as causas de vários tipos de câncer, incluindo os principais cânceres de próstata e de sangue.

Os autores relatam que o número de cânceres que já foram raros nos países em desenvolvimento estão se tornando cada vez mais comuns que esses países adotem um estilo de vida mais ocidental. “A resposta coordenada e intensificada a partir de todos os setores da sociedade, incluindo governos, sociedade civil, setor privado e pessoas, é necessária para tomar o controle do peso crescente do câncer”, concluem.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cancer-de-pulmao-a-principal-causa-de-morte-pela-doenca-em-mulheres-de-paises-desenvolvidos-15239958#ixzz3QzHp5O1e 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.